Capoeira Angola   
São Paulo BRASIL, 2011 
com Bando Aroeira 

 
Capoeira Angola expressão usada para designar a prática tradicional afro-brasileira, uma prática representada pela conjugação de diferentes manifestações culturais derivadas da música, dança, dramaturgia e brincadeira
Luta dançada, dança lutada
O jogo de angola acontece em uma roda de pessoas que se organizam com instrumentos musicais e juntas, sob um preceito ordenado pelo mestre — o berimbau — cantam os fundamentos da capoeira e o jogo acontece em torno de uma ética ancestral. Quem observa de fora logo percebe um maneirismo presente no gesto dos capoeiristas que no jogo se movimentam em um misto de luta e dança, ginga e golpes; jogo de pergunta e resposta, seguido de movimentos rasteiros e acrobacias de balé moderno.
No espaço da roda há uma dramatização de luta que transforma possíveis golpes poderosos em gestos contidos no momento do toque no adversário. A movimentação individual nesta dança-guerreira está fortemente relacionada aos movimentos do outro capoeirista no jogo, em processos reflexivos, de valorização da auto-estima e de superação de estigmas.
Capoeira e autoconhecimento
Alguns mestres de capoeira argumentam que a pratica é um processo de auto-conhecimento que não se limita à atividade físico-corporal e que é possível uma reestruturação do indivíduo a partir dessa experiência coletiva. 
Copyright 2011 © Carla Bispo | OFFICE CAMARA CLARA
Back to Top